Quem somos - Um pouco mais sobre o Mundo.básico!

Bem vindo ao Blog Mundo.básico - Básico e Essencial


A serviço de uma boa qualidade de vida!

O blog Mundo.básico é um espaço criado para divulgações de ideias diversas, simples e que melhoram a vida das pessoas no dia a dia.

O intuito é transmitir formas de facilitar a vida em diversos aspectos.

Aqui falamos sobre culinária simples e funcional, sobre preparo de alimentos levando em conta a melhor forma de garantir a manutenção dos seus princípios ativos, que é o que nos favorece a saúde. 

Também indicamos formas práticas de usos integrais dos alimentos, pois fala-se muito de desperdício no mundo, o que é uma realidade. Sendo assim, temos que fazer nossa parte e aproveitar o máximo de um alimento.

É um espaço onde tudo que é publicado faz parte da vida cotidiana de seus fundadores. São ideias, receitas e indicações que funcionam na prática.

Quem somos?


Sobre Lu A. Nascimento


Atua no ramo de confecção industrial de vestuário, profissão que exerce desde 1994. É apicultora e  atualmente também se dedica a aprender tudo sobre cultivo natural de alimentos, onde tem como base de instrução e qualificação os cursos do “Serviço Nacional de Aprendizagem Rural” Senar/Pr. Aplica os aprendizados no seu espaço de cultivo “
Espaço Plantar Natural”, onde pretende exercer a atividade de produtora de alimentos, com ênfase na diversidade de espécies. É apaixonada por cores e sabores dos alimentos, publica e divulga suas receitas culinárias no Blog Mundo.básico.

É apaixonada pelo mundo da culinária simples que agrega cor, sabor e valor nutricional nos preparos culinários que alimenta. Atualmente modera o grupo Viver Bem a Custo Mínimo no facebook, onde as pessoas trocam informações sobre o mundo da variedade alimentar disponível.

Um Espaço de Plantar Natural


Usamos, em sua maioria, imagens dos alimentos produzidos no Espaço Plantar Natural. É um local onde o cultivo é feito com elementos naturais para nutrir o solo, seguindo a linhagem de manejos sustentáveis. É um local ainda em formação, mas que já produz alimentos limpos.

A construção desse local de cultivo natural foi a única saída para conseguir viver uma vida menos impactada pela indústria alimentícia nos dias atuais. Por anos observei (Lu Nascimento) que a diversidade alimentar estaria comprometida em poucos anos, observei que tudo que fez parte da minha vida alimentar até então estava sendo extinta. Um exemplo são os cítricos: hoje em dia, na região que moro, já não se encontra mais laranjas, mexericas, tangerinas, pokans e outras frutas com sabor característico.

As técnicas de cultivos pede por produções instantâneas, e isso desfavorece o sabor, sem levar em conta que hoje quase tudo se produz a base de fertilizantes, pois as terras estão empobrecidas pelos usos extensivos no passado e isso tudo influencia no resultado final de um alimento. Estes são formados por células, e se essas são alimentadas inadequadamente enquanto se produzem, os resultados finais não serão satisfatórios o suficiente quando o assunto é necessidade de sabor e nutrição para manter a vida do ser humano.

A diversidade alimentar, ao meu ver, é uma das maiores dádivas que recebemos do universo. O problema começou quando o homem, dito inteligente, começou a dividir as coisas entre alimentos convencionais e não convencionais, comercial e não comercial... E os resultados foi e é isso ai que vemos nos comércios gerais, com produtos sendo vendidos como sendo alimentos próprios para o paladar e para a nutrição humana.

Raramente alguém questiona os motivos pelo qual o geral não está bom, acaba-se por aceitar a imposição silenciosa em forma de opções de escolha. O consumidor, por sua vez, parece não entender que as opções de escolhas oferecidas são mínimas.

Saber disso não vai mudar o rumo das coisas por si só. Por isso, o jeito é arrumar um meio de ter uma parte dessa diversidade à disposição. E com essa motivação, planto, colho e consumo as espécies que fui juntando no espaço de cultivo. Para quem gosta de comer, a diversidade a disposição é encantadora: cada colheita de uma nova espécie que foi cultivada é um momento de contato com o até então desconhecido.

A parte curiosa disso tudo é ver na pratica que quando nos abrimos para o mundo da diversidade alimentar, as espécies vão aparecendo meio que no automático, através das mãos de pessoas que nem sempre são conhecidas.

A percepção sobre esse fato veio após eu receber uma espécie que estava procurando. À partir disso, vi que muitas espécies vieram até mim dessa forma, quem me presenteava com mais uma espécie, não trabalhava com o cultivo de diversidades, mas tinha a espécie que eu ainda não tinha e estava a procura.

A Gratidão pelo simples e essencial


Vejo isso tudo com encanto, e sou muito grata. Gostamos de ver que por conta dessa disposição das mãos humanas, podemos apresentar e preparar para os meus filhos, alimentos que eles não verão nos comércios tradicionais. É o que eu defino como possibilidade de se manter em contato com o mundo ainda disponível, quando o assunto é alimentação favorável.

Durante o tempo que venho trabalhando as ideias em torno disso tudo, surgiu a possibilidade de ter um blog e transmitir o que poderia ser útil para a parte da sociedade, que busca as mesmas coisas que eu. Apesar da pouca experiência, tudo tem sido possível, o aprendizado a cerca de transmitir o conhecimento que adquiri, tem me mostrado que existem muitas pessoas buscando por troca de ideias construtivas e possíveis  a todos.

Sair daquele ciclo onde queremos a vida simples, mas acaba sendo difícil de praticar por já ter ido muito longe na dita evolução, foi o que motivou parte da construção do blog. O nome "Mundo.básico" é relacionado a um mundo onde o essencial é o que nos direciona, nos mostra os caminhos da vida prática, em que comer os alimentos de forma integral em preparos simples e saborosos no dia a dia é totalmente possível.

Hoje, é comum ver que temos alimentos convencionais onde se usa os nomes específicos, e os demais com a sigla PANC (nada contra o termo e quem prefere usar) é que define os tipos de alimentos. O blog não pretende passar essa imagem de separação de tipos de alimentos: aqui pretendemos usar os nomes dos alimentos sem promover a ideia de separação, que ao nosso ver, não favorece a diversidade alimentar disponível. É preciso tornar tudo importante o suficiente para atingir a todos de forma abrangente. Afinal, tudo é alimento disponível.

O que vamos mostrar além da alimentação?


Uma outra intenção do blog é informar o leitor sobre a importância de saber sobre o alimento. Desde o seu cultivo e ponto de colheita, até formas de cozinhar. Pois não basta comer: é preciso adquirir e manter os alimentos com nutrientes vivos e não destruí-los no momento de preparo. São dicas simples, que por serem tão simples, poucos entendem a sua importância.

Um outro ponto. Levamos em conta os princípios da natureza que ao nosso ver é o grande mestre do ser humano. Tudo que precisamos saber sobre viver bem está presente na natureza, nas suas mais variadas formas de apresentação.

O comércio que supostamente atende as necessidades humanas anda um tanto desconexo com nossas reais necessidades. Temos muitas ofertas e soluções para tudo, mas não é isso que vemos nos resultados finais quando o assunto é qualidade de vida.

Outro ponto que vamos trabalhar são ideias sobre a beleza da vida cotidiana, as percepções relativas aos movimentos das pessoas, suas inspirações e sensações gerais sobre os meios de sentir suas existências.

A vida tem tomado rumos não muito favoráveis à todos. Sendo assim, repensar e se reorientar faz parte da busca de uma qualidade de vida significativa. Desejamos que nossas ideias atinjam a todos que por aqui passarem. E se puderem, nos mande suas ideias, pois é trocando o que cada um tem de melhor que melhoramos o mundo no geral.

Esperamos que o leitor se sinta parte essencial no blog, não apenas como leitor, mas transmitindo suas ideias e formas de viver que favorecem a todos... Como diz aquele ditado, juntos podemos ir mais longe e com segurança.

Gratidão pela atenção!